Novo tipo de computador capaz de calcular 640 TBs de dados num billonésimo de segundo

Novo tipo de computador capaz de calcular 640 TBs de dados num billonésimo de segundo

Deixem-me apresentar a mais recente invenção, a máquina da HP que pode revolucionar o mundo da computação. De acordo com a HP, a máquina não é um servidor, nem um estação de trabalho, nem PC, nem dispositivo ou telefone, mas um conjunto de todas essas coisas. Ela foi projectado para ser capaz de lidar com as massas de dados produzidos a partir da Internet, que é o conceito de uma rede de futuro, projectado para conectar uma variedade de objectos e gadgets.

A fim de lidar com essa enxurrada de informações, usa clusters de núcleos especializados em oposição a um pequeno número de núcleos generalizadas. A coisa toda está ligada em conjunto, utilizando fotogénicos de silício, em vez de fios de cobre tradicionais, aumentando a velocidade do sistema e ao mesmo tempo reduzr o consumo energético. Além disso, a tecnologia apresenta memristors que são resistências que são capazes de armazenar informação, mesmo após a perda de potência.

O resultado é um sistema seis vezes mais poderoso do que os servidores existentes e requer oitenta vezes menos energia. De acordo com a HP, a máquina pode executar 160 petabytes de dados em apenas 250 nanossegundos. E, além do mais, isso não é apenas para grandes supercomputadores, pois pode ser usado em dispositivos menores, como smartphones e laptops. Durante uma palestra dada em Discover, o diretor de tecnologia Martin Fink explicou que, se a tecnologia fosse reduzida, para smartphones poderia ser fabricado com 100 terabytes de memória. (UAUUUUUUUUUUUU)

A HP prevê uma variedade de aplicações futuras para esta tecnologia em várias configurações diferentes, tanto para o negócio como para a medicina. Por exemplo, poderia ser possível para os médicos comparar seus sintomas ou DNA com os pacientes em todo o mundo num instante e sem violar a privacidade, melhorar os resultados de saúde.

Enquanto este é um desenvolvimento interessante, infelizmente para nós a HP não está esperando para ter amostras até 2015 e os primeiros dispositivos equipados com a máquina não virá à tona até 2018.

Se gostarias de saber mais, vê este vídeo do YouTube detalhando a tecnologia:


Comments ( 2 )

  1. ReplyJeffersom Lima

    Da para quebrar a senha em uma wordlist de 2 GB em 1 segundo.

  2. ReplyFatalscript

    Um verdadeiro "Deus" do bruteforce.

Deixar uma resposta