Os seis erros mais comuns que podem comprometer a segurança online

Aviso_pessoas_estupidas

Costuma-se dizer que não há nenhum patch para a estupidez humana, e seguindo essa ideia muitos hackers tentam explorar ao máximo a vertente humana.


Existe uma variedade de coisas para criar camadas de segurança contra ameaças na segurança. Infelizmente todas essas camadas podem ser comprometidas através  de pequenos erros.
Erros esses que normalmente nem se apercebe que foram cometidos e por isso podem passar despercebidos.

 


 
 
Com conhecimento deles torna-se mais fácil de evita-los, aqui fica uma lista dos mais comuns.

 

 

  • Aceder a uma conta através de um link num email.

Uma das piores coisas que se pode fazer é aceder a qualquer tipo de conta por  uma hiperligação, um link, num email. Designado de phishing,  este tipo de esquemas levam o utilizador a sites exactamente iguais aos originais na sua vertente visual mas quando o utilizador insere os dados de utilizador e password estes ficam guardados para o atacante.

Quando receberem um email que vos pede para acederem á vossa conta, seja ela de um banco, uma rede social ou apenas um forum, escrevam sempre no vosso navegador o endereço do mesmo para que saibam exactamente para onde navegam.



  • Utilizar a mesma password para todas as contas online.

Outro erro comum baseia-se em ter a mesma password para todas as contas online. Sabemos que cada utilizador aumenta o seu numero de contas online a cada dia que passa e que se torna mais difícil de memorizar  novas passwords constantemente. Com isto quando alguém tem  acesso a uma conta, basta  tentar a mesma password noutras contas e assim aceder a outras contas do utilizador que poderiam ter permanecido intocáveis.

Uma sugestão é utilizar um gerador de passwords.



  • Assumir que  os programas de segurança (Anti-vírus, Firewalls, Anti-Spywares) são perfeitos.

Uma informação que todos nós sabemos é que realmente se deve utilizar programas de segurança,  mas deve-se ter em conta que não são perfeitos.
 As empresas gastam rios de dinheiro e de tempo a publicitar os seus produtos online, dando quase uma garantia certa que são 100% eficazes. Ora isto está errado. Para conseguir defender tem que identificar a ameaça e normalmente isto acontece nos laboratórios apenas depois de ser divulgado a ameça e a sua cura. Embora seja programas que dos quais não se deve prescindir, não se deve ter em expectativa que são a cura para tudo.



  • Clicar numa Janela online em relação a erros ou segurança online.

Muitos criminosos cibernético utilizam uma “alegada”  falha nos vosso sistema para fazer clicar num programa de segurança, que de segurança nada tem. Muitos deles até oferecem scans grátis ou automaticamente identificam erros no sistema, sendo esta ultima,  impossível de acontecer se o utilizador não tiver dado autorização para um scan.  
Se realmente desconfiam que precisam de um scan podem aceder a vários sites de empresas credíveis que eles deixam-vos testar os programas deles por um período de tempo.



  • Assumir que todas as lojas online são seguras.

Não existe duvidas de que comprar online é cómodo e até mais barato que o normal, Também não deixa de ser verdade que as lojas e-commerce (lojas online) cada vez são mais seguras e que protegem cada vez mais os dados dos seus clientes.

Infelizmente o que também acontece é que todos os dias aparecem lojas novas. Lojas essas que são administradas por criminosos cibernético que ficam com os vossos dados, inclusive  se introduzirem, os dados do vosso cartão de credito. A encomenda até pode chegar pois o criminoso pode comprar de outra loja e enviar para o utilizador passando a imagem de loja legitima e não passando pela cabeça do utilizador quem tem os seus dados pois um aglomerado destes pode ser vendido no underground depois.

Recomenda-se uma leitura e pesquisa do historial da loja em que acharam o produto que procuravam. Desconfiem também se os preços forem realmente muito baixos. E lembre-se quando acederem a uma loja, sempre mas sempre, por https.



  • Instalar Programas grátis

Uma das maravilhas da Internet é o “grátis“. Existe realmente milhares de white hackers ( os bons da fita) que desenvolvem programas, partilham livremente, e grátis, por todos os que o queiram utilizar.

Com isto também aparecem alguns programas perigosos, feito por pessoas mal-intencionadas que podem comprometer toda a segurança do utilizador, Deverá ter-se muito cuidado com os programas grátis , mas também evitar  o conceito de que todos os pagos são livres de perigos.

Despender uns minutos a verificar se o programa em questão tem dado programas, se realmente faz o que promete e principiante fazer o download de site com alguma reputação.

 

 

 



Aqui ficam algumas dicas para que se possa navegar com mais segurança, pois toda s etas podem realmente ser evitadas.

 


Deixar uma resposta